Logo
Logo

SUSTENTABILIDADE CORDEIRO

A Cordeiro acredita em um mundo melhor e acolhedor. Por isso, além de investir em métodos sustentáveis para a fabricação de seus produtos, investe também no Instituto Melo Cordeiro, que leva a possibilidade de uma vida melhor e oportunidades para crianças e adultos, realizando ações capazes de refletir no dia a dia de cada um e fazer a diferença na vida de todos.

Instituto

O Instituto Melo Cordeiro é uma entidade sem fins lucrativos, criado pelo Grupo Melo Cordeiro em 2011 com o objetivo de inspirar as pessoas e despertar o desejo de contribuir, a partir de seus talentos, para fazer um mundo melhor.

PROJETOS DO INSTITUTO

DIA DE

FAZER A

DIFERENÇA

CANALIZANDO

SUA

ENERGIA

CUIDANDO

DO QUE É

NOSSO

PROJETO

S.E.R.

DIA DE FAZER DIFERENÇA

O Dia de Fazer a Diferença surgiu nos Estados Unidos, em 1972, através do jornal USA Weekend, em parceria com o Points of Light Foundation, maior organização voltada ao voluntariado do mundo. No Brasil, desde 1999, já forma mobilizados cercam de 1 milhão de voluntarios em mais de 300 cidades.


O primeiro projeto do Instituto Melo Cordeiro, utilizou o Dia de Fazer a diferença como inspiração e mobilizou centenas de funcionários de nossas empresas, seus familiares e amigos para reformar as salas de saúde mental da UBS de Vila Santo Antonio em Ferraz de Vasconcelos.

CANALIZANDO SUA ENERGIA

O Programa Canalizando sua Energia, tem como objetivo reunir pessoas de comunidades estigmatizadas para desenvolver seu desenvolvimento profissional.


Em parceria com a ONG Associarte, hoje estão sendo capacitadas 54 pessoas moradoras de comunidades em Ferraz de Vasconcelos. São ministradas cursos técnicos de moda, panificação e artesanato.

Após o término dos cursos os grupos são mobilizados participam de capacitações para empreendedorismo. Dois grupos de cooperativas já estão em desenvolvimento.

CUIDANDO DO QUE É NOSSO

O Projeto Cuidando do que é nosso utiliza a visão apreciativa como ferramenta para inspirar as pessoas a se sentirem pertencentes e orgulhosas dos locais onde residem, e desta maneira cuidarem de locais públicos.


Este projeto tem início quando entramos em comunidades com o objetivo de encontrar o belo. Uma casa pintada, uma criança bem cuidada, uma planta na janela, um cheiro bom de café, uma boa risada.


Por trás do belo existem os talentos, e a partir da visão apreciativa nos aproximamos e sentimos o que é similar. Na segunda etapa juntamos em reuniões comunitárias muitas pessoas e buscamos os sonhos de reformulação de espaços públicos. Em votação escolhemos os sonhos que podem ser viabilizados primeiro, em um único dia.


No dia marcado, o milagre acontece. A reforma é realizada e as pessoas se sentem fortalecidas e juntas, conseguem construir sonhos ainda maiores. Nas fotos, o sonho da quadra comunitária. O local abandonado foi liberado pela prefeitura, os meninos fizeram a maquete do sonho, os moradores se organizaram e diversas empresas doaram recursos para construção da quadra na Vila Santo Antônio em Ferraz de Vasconcelos.


Após a construção da quadra dois grupos- Raizes Mamute da Juliana Delfino presidente da escola de samba local e a Associarte do pastor David – tinham sonhos similares (de cuidar de maneira integral de crianças e jovens em situação de risco), com o apoio do Instituto Melo Cordeiro nos juntamos e montamos a Rede Social e a Rede Social realizou um sonho maior: o Projeto S.E.R.

PROJETO S.E.R.

O Projeto S.E.R. Saberes Educativos em Rede é resultado do sonho de cuidar de maneira integral de crianças e jovens em situação de risco social na Vila Santo Antônio - Ferraz de Vasconcelos.


Hoje o projeto atende em contra-turno escolar 70 crianças e jovens de 6 a 14 anos. O Objetivo deste projeto é desenvolver pessoas empoderadas, conhecedoras de seus talentos e fortalecidas para se tornarem líderes que transformem a comunidade onde moram em um lugar melhor para se viver.


Oferecendo gratuitamente “cuidado integral” o projeto já transformou vidas de jovens iniciados nas drogas e no crime e de crianças com desnutrição grave.