Dúvidas técnicas
Perguntas mais frequentes feitas para Cordeiro
- 2 condutores – preto/azul;
- 3 condutores – preto/azul/verde;
- 4 condutores – preto/azul/verde/branco ou preto/azul/vermelho/branco;
- Existe a possibilidade de alteração de cor, dependendo da solicitação do cliente.
Depende muito da instalação e da utilização, ou seja, a instalação estando dentro de normas, a vida útil estimada gira em torno de 20 a 25 anos e em curto circuito em torno de 4 segundos.
A principal diferença entre os dois é a facilidade para instalação dos cabos, já que eles possuem uma flexibilidade maior. Em relação as propriedades elétricas, ambos são bastante parecidos.
Vantagens – Menor valor e o material é mais leve (por isso é tão usado em linhas de transmissão aéreas).
Desvantagens – Maiores bitolas, como a condutividade do cobre é maior que a do alumínio para trocar um cabo de cobre por um de alumínio é preciso pegar uma bitola maior, para que tenha as propriedades elétricas similares.
O composto utilizado no cabo solar (cabo fotovoltaico) é desenvolvido com aditivos para proteção contra os raios UV.
Cabos HEPR 1 KV A temperatura no condutor, em regime de sobrecarga, não pode ultrapassar 130 °C (para a classe de cabos 90 °C) ou 140 °C (para a classe de cabos 105 °C). A operação neste regime não pode superar 100 h, durante 12 meses consecutivos, nem 500 h, durante a vida do cabo.
Cabo fotovoltaico é um cabo para placa solar adequado para operar em temperatura ambiente de -15ºC até 90ºC e as condições de operação são a temperatura do condutor em regime permanente não pode ultrapassar 90ºC. Por um período máximo de 20.000hs é permitida uma temperatura máxima de operação no condutor de 120ºC em uma temperatura ambiente máxima de 90ºC.
Confira também: cabo para energia solar
PVC é um composto termoplástico, halogenado, resistente a chama com a temperatura de 70°C em regime permanente, 100°C em caso de sobrecarga e 160°C em curto-circuito.
HEPR é um composto termofixo, não halogenado, não resistente a chama com a temperatura de 90°C em regime permanente, 130°C em caso de sobrecarga e 250°C em curto-circuito.
A classe do condutor se refere a flexibilidade dele, onde quanto maior a classe, mais flexível é o cabo. Exemplo de classes:
Classe 1 (C1) é utilizada para fios sólidos; Classe 2 (C2) é utilizada para cabos rígidos;
Classe 5 (C5) é utilizada para cabos flexíveis; Classe 6 (C6) é utilizada para cabos extra flexíveis.