Você sabe quais são as principais vantagens para investir em cabos subterrâneos?
Muito mais do que uma questão meramente estética para cidades, os cabos subterrâneos trazem benefícios como eficiência, confiabilidade, segurança e principalmente sustentabilidade. Entretanto, o Brasil ainda está um pouco atrasado em relação ao histórico mundial: segundo dados do sindicato francês de profissionais do setor – o Sycabel -, 100% dos cabos de média tensão são subterrâneos na Holanda, por exemplo, enquanto outros países europeus como Reino Unido possuem 81% e Alemanha, 60%. No Brasil, as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte são a maior concentração de cabos subterrâneos e, ainda assim, apenas cerca de 11% são aterrados.
As vantagens desta tendência são inúmeras. Confira abaixo.
1 – Proteção contra intempéries
Diferentemente dos cabos aéreos, que ficam todos os dias expostos as condições climáticas, os cabos subterrâneos não sofrem impactos como rompimentos ou risco de incêndio.
2 – Menos riscos de queda de energia
Por serem subterrâneos, os cabos elétricos não sofrem o mesmo risco que postes de energia, por exemplo, que, por conta de certas condições climáticas, podem cair e causar a queda de energia de um bairro inteiro, além da ausência de sinal para internet, telefone, etc.
3 – Maior transmissão de energia
Por possuírem diâmetros maiores do que os aéreos – que necessitam de um limite de peso para não derrubarem os postes -, os cabos subterrâneos são capazes de transmitir mais energia em um mesmo cabo.
4 – Menor manutenção
Já que são aterrados, os cabos subterrâneos duram, em média, 25 anos e não necessitam de reparos constantes, uma vez que, diferentemente dos aéreos, não estão sujeitos ao acúmulo de poluição e exposição às intempéries.
5 – Redução de custos
Complementando o motivo acima, há uma redução de custos em manutenção, uma vez que não requer grandes equipes ou necessidade constante de outras ações drásticas, como a poda constante de árvores – um dos motivos, inclusive, pelo qual os cabos subterrâneos são mais sustentáveis.
A Cordeiro Cabos Elétricos possui o CABO SLIM CORDMT, que é um cabo de média tensão indicado para redes subterrâneas. Este cabo conta com um composto termofixo em EPR, que permite uma operação com gradientes elétricos superiores aos dos cabos convencionais. A linha de cabos de média tensão da Cordeiro Cabos Elétricos adota um processo de tríplice extrusão simultânea (semicondutora interna + isolamento de EPR + semicondutora externa) com a vulcanização feita por nitrogênio, o que garante um isolamento livre de imperfeições. As características de nossa matéria-prima contêm altos índices de pureza, são tratadas e armazenadas em um ambiente livre de partículas, garantindo a isenção total de elementos contaminantes.
Confira as especificações técnicas do CABO SLIM CORDMT e fale conosco.
Confira também: cabo para placa solar