Blog

A nova onda da sustentabilidade no ramo energético

A NOVA ONDA DA SUSTENTABILIDADE
Publicado 29 de janeiro de 2018 às 11:57

Instalações renováveis vêm ganhando força a cada ano. Você já ouviu falar delas?

A fabricação de instalações fotovoltaicas tem crescido exponencialmente nos últimos anos, percebeu-se isso de 2001 a 2015, dobrando a quantidade a cada 2 anos. Sustentabilidade tornou-se um fator muito importante, devido à preocupação com o meio ambiente e também, com as finanças, já que uma instalação fotovoltaica promove o benefício de se conseguir energia de maneira econômica e inteligente no mundo moderno. Mas, o que é energia fotovoltaica? Como ela funciona? Energia fotovoltaica, nada mais é, do que uma energia obtida pela conversão da luz em eletricidade, que é captada pela célula fotovoltaica. Esta célula é um dispositivo fabricado com material semicondutor, geralmente composto por silício, que junto ao painel fotovoltaico, convertem a luz solar em energia renovável. Nessa instalação é necessário utilizar também um cabo fotovoltaico, que é capaz de conduzir essa energia. Esse tipo de energia vem sendo muito utilizada por exemplo, para abastecer moradias isoladas de rede elétrica, refúgios, aparelhos autônomos e produção energética de larga escala.

Desde o início de seu desenvolvimento, a energia fotovoltaica teve baixa gradual em seus custos, com aumento da eficiência e custo médio competitivo com as fontes de energia convencionais. Já ocupa o 3º lugar de energia renovável mais importante em capacidade de atuação e a nível global. Quanto ao funcionamento, a energia é produzida por partículas de sol, chamadas de FÓTONS. Esses fótons levam em torno de 8 minutos e 20 segundos para chegar a Terra. Quando atingem a célula fotovoltaica, fazem com que elétrons (que ficam em torno dos átomos) se “desprendam”. Ao se mover, esse elétron deixa um espaço vazio. Por meio de corrente elétrica, ele “caminha” até a parte da célula de silício que está com ausência de algum elétron, e assim, sucessivamente. Esses elétrons vão “caminhar” em direção constante, deixando átomos e preenchendo espaços vazios. Este fluxo é o que cria a corrente elétrica, conhecida como energia solar fotovoltaica. Essa energia é usada desde os anos 80 em alguns modelos de calculadoras. Depois, passou a ser usada em bombas d’água, telefones de emergência, sinais de trânsito, parquímetros e até sistemas remotos de vigilância. Na eletrificação rural, também já atua há algum tempo. Hoje já é utilizada para produzir energia auxiliar para barcos e automóveis, e, está em estudo num projeto chamado Solar Impulsione, dedicado ao desenvolvimento de um avião propulsionado por energia solar fotovoltaica, onde ao voar durante o dia, as células solares de suas asas carregam a bateria, permitindo que ele voe a noite.

Essa energia já é uma realidade para residências, em grandes centros urbanos. Muitos edifícios já têm seus telhados cobertos por placas fotovoltaicas, alimentando, pelo menos, as áreas comuns. Inclusive, muitos arquitetos já se especializaram em projetos sustentáveis, onde a energia fotovoltaica é o foco principal. São só benefícios para nós, para o meio ambiente e para gerações futuras.

No Brasil, a vantagem para utilizar essa instalação é ainda maior devido ao clima que só favorece.
A Cordeiro Cabos Elétricos já proporciona essa realidade aos clientes. Expandimos nossa linha de produtos, chegou o cabo Cortox Solar, produzido para aplicação em instalações fotovoltaicas. Acesse nosso site e conheça mais esse incrível produto.

Confira também: Calculadora de energia solar | Soluções em energia solar

Conteúdo
Relacionado

OS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA O SETOR

Os principais desafios para o setor de energia em 2019

Para o mercado de energia, os dados representam grandes avanços: atualmente, fontes renováveis atingem o marco de 86% da matriz elétrica brasileira, sendo que a hidrelétrica representa 80% e eólicas e fotovoltaica 5%. Isso demonstra o quanto investir em fontes renováveis é uma boa recomendação, levando ainda em consideração os últimos dados divulgados pela ANEEL […]

Ler Mais
O que é rótulo ecológico Saiba Mais